A Petrobras deverá inaugurar até dezembro do ano que vem um posto experimental para apresentar novas tecnologias para o abastecimento de veículos com combustíveis ecologicamente sustentáveis como o biodiesel, gás natural e o hidrogênio, utilizado no mundo ainda de forma experimental e que não causa a emissão de poluentes na atmosfera.
A unidade, que será instalada na Ilha do Fundão, no Rio, faz parte de um projeto em parceria entre o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ (Coppe) de desenvolver o ônibus movido a hidrogênio.
Os investimentos no desenvolvimento do veículo será de R$ 3 milhões, divididos entre a Petrobras e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O gerente-geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Gás Energia e Desenvolvimento Sustentável do Cenpes, Ricardo Castello Branco, explicou que a Petrobras já produz hidrogênio para uso em processos industriais, mas que a produção do novo combustível para veículos só deverá ocorrer a partir do desenvolvimento do novo posto.
Além do ônibus experimental, Castello Branco informou que estão em estudo projetos de converter para o uso de hidrogênio veículos híbridos movidos a gasolina e eletricidade.
De acordo com executivo da estatal, ainda não há um prazo definido para a Petrobras utilizar comercialmente o hidrogênio como combustível automotivo, mas disse que estimativas internacionais indicam que poderá ocorrer entre 2010 e 2030.
Mas o executivo ressalta que a viabilidade econômica do novo combustível dependerá ainda de fatores difíceis de se prever como o grau de pressões ambientais e a implementação do protocolo de Kyoto, além do desenvolvimento tecnológico.
- Existem estimativas que no ano de 2010 já teriam sido instalados 2 mil postos de hidrogênio em todo o mundo - disse Castello Branco.
A tecnologia que será utilizada no posto, segundo Castello Branco, ainda não foi definida e poderá utilizar um sistema de produção do hidrogênio a partir do gás natural ou da eletrólise da água, usando energia elétrica.